7 de março de 2012

Dica da semana: Cuidados com os Cabelos



SECADOR
Para quem é adepto ao secador, desde que usado com moderação, não tem problema! Outra dica é utilizar antes da secagem um protetor térmico, para proteger os fios do calor, e não encostar o secador no couro cabeludo, mantendo a uma distância de 15 a 20 cm.
O uso excessivo ou incorreto do secador (muito próximo aos fios e em altas temperaturas) pode ressecar os fios.

MODO DE LAVAR
 Lavar os cabelos com leves massagens com as pontas dos dedos e nunca com as unhas. Use o shampoo duas vezes para retirar bem toda a sujeira e resíduos, isso é bom porque ativa a circulação e faz com que o produto penetre melhor, porém, se o couro cabeludo for oleoso este procedimento é contra-indicado, pois ativa as células sebáceas.

PARA A BELEZA DOS FIOS
A beleza dos fios depende de um conjunto de fatores, que incluem o uso de bons produtos, hidratação e uma boa qualidade de vida. A má alimentação, estresse, uso de medicamentos, produtos inadequados, poluição e cigarro prejudicam os cabelos e podem provocar queda, ressecamento, fragilidade, excesso de oleosidade, entre outras alterações.

Quem segue uma dieta rigorosa e deficiente tem mais propensão a fios secos e quebradiços. Para manter a saúde e baleza dos cabelos, é preciso ingerir as vitaminas A, B, C e E, além de proteínas. O excesso de gorduras também é prejudicial. É preciso manter a saúde em dia para ter fios brilhantes e sedosos. Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

VERÃO
Para evitar que o sol danifique os cabelos, procure usar um creme de pentear sem enxágue, de preferência com filtro solar, antes de ir à praia ou piscina.

Assim que sair do mar ou da piscina, lave os fios com água para evitar o ressecamento, e reaplique o creme de pentear para hidratar os fios. O sol e o vento, também fazem o fio perder o brilho e a maciez.

CAPRICHE NO CREME
Mistos ou crespos, os fios devem receber doses generosas de condicionadores e cremes do tipo leave-in, que podem permanecer nos fios após a lavagem.
Faça banhos de creme em casa uma vez por semana, ou quinzenalmente no salão.

Abuse de finalizadores como os modeladores após as lavagens, pois além de definir os cabelos naturalmente, eles ajudam na hidratação e nutrição dos fios.

CABELOS PRESOS
Trancinhas africanas e rabos apertados podem provocar a quebra dos fios e até calvície, especialmente quando usados em excesso e por um período muito longo. Jamais se deve dormir com o cabelo preso. O ideal é que os fios sejam desembaraçados com um pente largo antes de ir para a cama.

TESOURA NELES
 Quanto aos cortes aconselha-se a cortar o cabelo de três em três meses, para que o cabelo fique saudável e sem pontas duplas.

ESCOVAS
Não desembarace os cabelos com escova, pois estraga os fios. Evite também desembaraçar os cabelos debaixo do chuveiro, pois quando estão molhados, os fios ficam mais frágeis.
- Escolha a escova e o pente certo. Escovas arredondadas são melhores para dar forma aos cabelos: as de diâmetro maior alisam, as estreitas dão volume. Escovas de cerdas unidas são mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas para cabelos crespos. Os melhores pentes são os de madeira, de dentes largos, que desembaraçam melhor os fios molhados. Ao pentear, comece pelas pontas e suba gradualmente para a raiz.

Aproveitem bem as dicas!
Grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário